sábado, 6 de novembro de 2010

O SERMÃO DA MONTANHA...


Continuando transcrição:


Infelizmente, o cristianismo histórico tem-se preocupado demasiadamente com questões teológicas e doutrinárias, que, por mais estranho que pareça, nada têm que ver com os ensinamentos dos Evangélios. Muita gente ficará surpresa ao saber que todas as doutrinas e teologias das igrejas são invenções humanas, fruto da mentalidade de seus autores e acrescentadas à Bíblia - mas essa é a verdade. Nenhum sistema teológico e nenhuma doutrina podem ser encontrados na Bíblia. O que aconteceu foi o seguinte: pessoas virtuosas, que sentiam necessidade de uma explicação intelectual da vida e que acreditavam ser a Bíblia uma revelação de Deus aos homens, tiraram a conclusão natural de que a primeira deveria estar contida na segunda e, mais ou menos inconscientemente, puseram-se a fabricar aquilo que desejavam encontrar. Não possuíam uma chave espiritual ou metafísica. Não se estribavam no que vulgarmente se chama uma Base Espiritual e, consequentemente, procuravam uma explicação da vida puramente intelectual, ou tridimensional, coisa que não pode existir.
A verdadeira explicação para a vida humana jaz justamente no fato de que o homem é essencialmente espiritual e eterno e de que este mundo e a vida que conhecemos intelectualmente são, por assim dizer, apenas uma parte de toda a verdade que lhe diz respeito;
e de que uma parte de qualquer coisa - seja de uma máquina ou de um cavalo - nunca pode fornecer sequer uma explicação parcial do todo.
"Assentando-se, dele se aproximaram os seus discípulos"...



Nenhum comentário: